Benefícios do Abacaxi
Matheus Pereira
Matheus Pereira
| 30-09-2025
Equipe de Alimentação · Equipe de Alimentação
Benefícios do Abacaxi
Abacaxis são suculentos, doces e azedos, com um aroma agradável. O éster butílico ácido presente neles estimula a salivação e tem um efeito estimulante no apetite.
O abacaxi também contém uma variedade de enzimas que ajudam a quebrar as proteínas e promovem a digestão, tornando as pessoas mais propensas a comer.
Especialmente após comer alimentos gordurosos, comer abacaxi pode não apenas aliviar a sensação de gordura, mas também promover a decomposição e digestão das proteínas presentes na comida. O abacaxi possui mais de 80% de água e também é rico em fibras dietéticas, que lubrificam o trato intestinal e promovem o peristaltismo, acelerando a eliminação de substâncias prejudiciais do corpo, prevenindo assim fezes ressecadas e aliviando a constipação. Além disso, os abacaxis contêm diversas enzimas biológicas que ajudam a quebrar as proteínas dos alimentos e aceleram a passagem dos alimentos pelo intestino, ajudando a prevenir o acúmulo de alimentos e a constipação.
Benefícios do Abacaxi
Muitas pessoas comem abacaxi deixando-o de molho em água salgada por um tempo. Por que isso acontece?
Os abacaxis contêm uma "protease de abacaxi" altamente ativa, que contém pelo menos 5 hidrolases de proteínas. Enquanto nos deleitamos com a doçura do abacaxi entre os dentes, a enzima também quebra silenciosamente as proteínas na mucosa da nossa boca, língua e esôfago, causando uma sensação de formigamento e ardência.
Além disso, o abacaxi contém glicosídeos, 5-hidroxitriptamina, hidrólase não proteica, fosfatasse ácida, peroxidase, amílase, entre outros. Essas substâncias juntas causam irritação na pele e na mucosa oral, provocando coceira na pele ou alergias.
Existe um ditado que diz: "Você está comendo o abacaxi e o abacaxi está comendo você", falando sobre essa verdade.
Experimentos demonstraram que a água salgada pode inibir a atividade da protéase do abacaxi e reduzir a lixiviação dos glicosídeos. Quando os abacaxis são deixados de molho em água salgada a uma concentração de 7% por 10 minutos, eles perdem menos nutrientes e têm um sabor e aroma melhores.
O abacaxi é adequado para áreas tropicais e subtropicais, preferindo um ambiente de crescimento quente e úmido. Ele necessita de água suficiente durante seu cultivo e pode crescer em áreas com uma precipitação anual de 500-2800 mm, sendo 1000-1500 mm de distribuição uniforme o mais adequado.
A planta possui uma função de autorregulação que reduz a intensidade da transpiração, retarda a respiração e conserva água nas folhas para manter as atividades vitais; quando há falta de água, as folhas ficam vermelhas e amarelas e devem ser irrigadas a tempo para evitar o ressecamento; chuvas excessivas e alta umidade do solo causam apodrecimento das raízes e da parte central da planta ou murchamente.
Portanto, o drenagem é necessária após chuvas fortes ou tempestades. É melhor que haja bastante luz solar para ajudar seu crescimento, pois ela se origina das montanhas tropicais do Brasil, Argentina e Paraguai. É cultivada em mais de 60 países ao redor do mundo.