Benefícios do Chocolate
Fernanda Rocha
Fernanda Rocha
| 30-09-2025
Equipe de Alimentação · Equipe de Alimentação
Benefícios do Chocolate
O chocolate é uma sobremesa com a qual todos nós estamos familiarizados. Então, vamos aprender sobre o papel e os efeitos do chocolate. Qual é o valor nutricional do chocolate?
O chocolate separa a gordura do cacau, que é comumente conhecida como manteiga de cacau. O chocolate tem um efeito muito bom na concentração, melhora o desempenho médico, etc...
Então, quando você usar muito o cérebro ou precisar se concentrar por um curto período, pode comer um pouco de chocolate para ajudar.
O cheiro doce do chocolate pode reduzir as chances de pegar um resfriado. A teobromina contida no chocolate é boa para a saúde do sistema nervoso, e o alívio da tosse é melhor do que o remédio comum para resfriado.
Comer um pouco de chocolate pode ajudar a controlar o colesterol e manter a elasticidade capilar. Especialmente para aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares, o consumo adequado pode desempenhar um papel terapêutico complementar.
Benefícios do Chocolate

O chocolate também tem um rico valor nutricional:

1. Comer chocolate ajuda a controlar o nível de colesterol, o que pode garantir a elasticidade dos capilares e prevenir doenças cardiovasculares. O chocolate contém ácido teofilina, que pode fortalecer a imunidade e também prevenir o câncer.
2. Pode retardar o processo de envelhecimento, e algumas substâncias no chocolate têm propriedades antioxidantes. Portanto, para as mulheres, comer chocolate regularmente pode ajudar o corpo a retardar o processo de envelhecimento.
3. O chocolate é rico em carboidratos, proteínas, gorduras e vários minerais. É facilmente absorvido pelo corpo após o consumo. Se você comer chocolate antes de uma prova ou antes do parto, isso pode ser benéfico. Especialmente quando as mulheres grávidas estão em trabalho de parto, comer chocolate pode ajudar a dilatar o colo do útero, facilitando o parto.
4. Algumas substâncias no chocolate podem melhorar a memória do cérebro, além de ajudar na concentração. O chocolate é um alimento que estimula o cérebro e revigora a mente.
5. O chocolate pode aliviar o estresse mental e eliminar a tensão. Para pessoas que estão frequentemente sob pressão, é muito fácil ter problemas mentais. Após comer chocolate, você pode aliviar efetivamente essa emoção.
6. Algumas substâncias no chocolate podem fazer o cérebro humano gerar um bom humor, então o chocolate pode ajudar a aliviar as emoções.
O chocolate pode fornecer energia ao corpo, o que pode ajudar a aliviar a fadiga ao fornecer energia. Alguns ingredientes do chocolate, como ácidos graxos de cadeia longa, podem ter efeitos positivos no sistema nervoso.
Mas o consumo excessivo de chocolate não é uma boa ideia. O conteúdo de gordura no chocolate é relativamente alto, o que pode levar à obesidade e outros desconfortos. O chocolate pode reduzir a perda de água no trato intestinal, o que pode aliviar os sintomas de desidratação causados pela diarreia.
O açúcar e os minerais contidos no chocolate podem repor rapidamente a força e a energia do corpo, deixando as pessoas mais energéticas. No entanto, comer muito chocolate pode corroer os dentes e causar cáries.
A cada 100 gramas de chocolate, há 586 calorias. Um pequeno pedaço de chocolate de cerca de 5 gramas contém 29 calorias, e levaríamos 20 minutos de caminhada para consumir essas calorias.
O conteúdo calórico do chocolate é muito alto, e esse valor é superior ao de muitos alimentos de alta caloria que costumamos comer. O conhecido alimento calórico, a batata frita, tem um pouco menos de calorias que o chocolate.
Portanto, o chocolate deve ser considerado um alimento de alta caloria. Você deve ter cuidado ao consumi-lo. O chocolate é feito a partir de grãos de cacau, que não são muito ricos em calorias.
Mas quando os fabricantes de chocolate fazem o chocolate, eles adicionam muitos ingredientes para torná-lo mais saboroso. Esses ingredientes são os responsáveis por nos fazer ganhar peso ao comer chocolate.
O chocolate é delicioso, mas você não deve comer demais.