Café no Mundo
João Cardoso
| 30-09-2025

· Equipe de Alimentação
O café, uma das três principais bebidas não alcoólicas do mundo, junto com o cacau e o chá, é uma bebida popular no mundo, com 1,6 bilhões de xícaras vendidas todos os dias.
Uma xícara de café coado de manhã para começar um novo dia. Ficar acordado até tarde à noite e se refrescar com uma xícara de café. Chá da tarde com amigos nos fins de semana, também precisa da companhia do café.
A palavra café deriva da palavra árabe para bebida de planta e tem origem nas terras altas do sudoeste da Etiópia. Como origem do café, 99,9% das espécies de árvores de café do mundo podem ser encontradas na Etiópia, desfrutando assim da reputação do pool genético do café. Como o café foi descoberto? A história mais popular é que o café foi descoberto mais de 1.000 anos atrás, quando um pastor, Cody, percebeu que as ovelhas ficaram incomumente animadas depois de comerem um pequeno fruto vermelho.
Outra história é que o aroma do café torrado chamou a atenção dos residentes locais devido a um incêndio acidental que queimou uma floresta de café. Desde o momento em que foi descoberto, o café iniciou uma vida destinada a ser lendária. A variedade de grãos de café é um dos fatores mais críticos na determinação do sabor do café.
Mundialmente, os grãos de café nativos são divididos em três categorias principais:
Arábica, Canephora e Liberica.
Pessoas que conhecem a degustação de café também prestarão atenção especial à origem dos grãos de café. Porque a origem também é o fator básico que determina o sabor do café. As árvores de café só podem ser cultivadas nos trópicos e subtrópicos, principalmente entre 25 graus de latitude norte e 30 graus de latitude sul, com temperaturas entre 15 e 20 graus, estas regiões são chamadas cinturão do café.
Os grãos de café de diferentes origens têm perfis de sabor diferentes pelos seguintes motivos, além dos fatores geográficos. Devido ao longo ciclo de crescimento das árvores de café, os agricultores de café plantarão culturas comerciais ao lado das árvores de café para equilibrar os retornos, e esse tipo de plantio é chamado de hedge.
As culturas comerciais frequentemente têm características locais, mas também afetam o sabor do café. Esta é uma das razões pelas quais o café africano tem um sabor floral e frutado, o café americano tem um sabor a cacau e nozes, etc. A escolha da cultura a ser plantada em combinação com o ambiente ecológico local, tradições históricas, políticas, comércio econômico, e outros fatores estão todos relacionados. Atualmente, com o desenvolvimento da ciência e tecnologia. As fronteiras regionais do conjunto de culturas se tornaram cada vez mais turvas, e todas as regiões podem cultivar café com características diferentes.
Muitas pessoas terão uma dúvida quando encontrarem pela primeira vez café coado: por que o café cheira tão bem e convidativo, quando é amargo ou azedo na boca? Essa sensação de disparidade desencorajou muitos brancos que vieram para cá para admiração. Há até a maioria das pessoas que pensam que o café deve ser muito amargo. No entanto, alguns amantes de café não veem dessa forma. Para eles, o café não é amargo ou adstringente, o que é equivalente a beber à toa. Do que se trata tudo isso? Sabemos que há milhares de sabores no café.
Mas tudo se resume a três sabores principais: amargo, azedo e doce. Cada apresentação de amargor, acidez e doçura de uma xícara de café coado é diferente. Aprenda primeiro este conhecimento sobre café para saber exatamente o que está bebendo quando beber café.