Benefícios da Maçã
Fernanda Rocha
Fernanda Rocha
| 07-03-2025
Equipe de Alimentação · Equipe de Alimentação
Benefícios da Maçã
As maçãs são um lanche de baixa caloria, com apenas cerca de 60 calorias por fruta, oferecendo muitos nutrientes para tão poucas calorias.
Para maximizar os benefícios para a saúde, é melhor comer maçãs inteiras, cruas e com casca, do que cozidas ou processadas.

1. Estabiliza os Níveis de Açúcar no Sangue

Ao contrário de alimentos processados açucarados que causam picos nos níveis de açúcar no sangue, as maçãs ajudam a manter os níveis de glicose estáveis devido ao seu alto teor de fibras e baixo teor de açúcar. Com o tempo, consumir maçãs pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Um estudo com mais de 38.000 indivíduos descobriu que aqueles que comiam mais de uma maçã por dia tinham 28% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que não comiam maçãs.

2. Reduz o Colesterol

O colesterol alto é um fator de risco importante para doenças cardíacas, pois pode obstruir as artérias e restringir o fluxo sanguíneo. As maçãs ajudam a reduzir o colesterol devido aos seus antioxidantes e pectina, um tipo de fibra que se liga ao colesterol e ajuda a eliminá-lo do corpo. Vários estudos mostraram que comer algumas maçãs por dia pode reduzir os níveis totais de colesterol em 5% a 8%. Se comer várias maçãs não for prático, consumir 3 onças de maçãs secas (sem açúcar) pode alcançar resultados semelhantes.

3. Ajuda a Baixar a Pressão Arterial

A pressão arterial alta, ou hipertensão, pode danificar os vasos sanguíneos e é uma das principais causas de doenças cardíacas. Uma dieta saudável é fundamental para controlar e prevenir a pressão arterial alta. Alguns estudos sugerem que comer maçãs pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Embora os resultados variem, acredita-se que os antioxidantes na casca das maçãs promovam um fluxo sanguíneo saudável, e a fibra das maçãs pode desempenhar um papel na manutenção da pressão arterial estável.

4. Reduz a Inflamação

A inflamação é a resposta natural do corpo a lesões ou infecções. Enquanto a inflamação a curto prazo é benéfica, a inflamação crônica pode levar a danos nos tecidos e doenças. As maçãs são ricas em compostos anti-inflamatórios, incluindo fibras e quercetina, um antioxidante conhecido por reduzir a inflamação, principalmente no sistema respiratório.

5. Apoia a Saúde Intestinal

As bactérias benéficas em seu intestino são vitais para a digestão e a saúde geral. As maçãs contribuem para um microbioma equilibrado, fornecendo quercetina, que inibe bactérias prejudiciais, e pectina, um tipo de fibra que atua como prebiótico, alimentando bactérias saudáveis no intestino. Esses compostos ajudam a apoiar um sistema digestivo próspero e podem até reduzir o risco de problemas relacionados ao intestino.
Benefícios da Maçã

6. Mantém a Sensação de Saciedade por Mais Tempo

As maçãs são um lanche satisfatório graças ao seu alto teor de água e fibras. A fibra retarda a digestão, ajudando a se sentir satisfeito por mais tempo. Como as maçãs são pouco calóricas, são uma ótima alternativa a lanches mais calóricos, como biscoitos ou batatas fritas, apoiando um melhor controle de peso. São uma excelente escolha para aqueles que desejam controlar a fome sem consumir calorias excessivas.

7. Promove Longevidade

Comer maçãs regularmente pode contribuir para uma vida mais longa. Um estudo descobriu que pessoas que comiam uma maçã por dia tinham 35% menos chances de morrer ao longo de um período de 15 anos. As maçãs estão relacionadas a um menor risco de doenças cardíacas e câncer, duas das principais causas de morte nos EUA. Em um estudo com quase 40.000 pessoas, aquelas que comiam maçãs tinham de 13% a 22% menos chances de desenvolver doenças cardíacas.