Suco e Açúcar
Gustavo Rodrigues
Gustavo Rodrigues
| 26-02-2025
Equipe de Alimentação · Equipe de Alimentação
Suco e Açúcar
O suco era um simples prazer na infância, muitas vezes escolhido para um impulso de vitamina C. Naquela época, as preocupações com o suco se concentravam principalmente em seu impacto na saúde dental.
Hoje, entendemos que o alto teor de açúcar do suco de frutas representa desafios de saúde mais amplos.

Alto Teor de Açúcar no Suco

Todos os tipos de suco de frutas - seja laranja, maçã ou misturas exóticas como manga-amora - contêm quantidades significativas de açúcar. Uma porção típica de oito onças contém cerca de 30 gramas de açúcar, equivalente a quase oito colheres de chá, rivalizando com o refrigerante em doçura. Embora o suco ofereça alguns nutrientes, muitas vezes falta a fibra encontrada em frutas inteiras, pois o bagaço e a casca são removidos durante o processamento.
Isso torna fácil consumir em excesso o açúcar por meio do suco. Por exemplo, enquanto comer três maçãs de uma vez parece excessivo, beber um copo de oito onças de suco de maçã - o mesmo teor de açúcar equivalente - é fácil. Infelizmente, o seu corpo processa o açúcar no suco de forma semelhante ao do refrigerante.

Açúcares Naturais vs. Adicionados

O açúcar do suco é classificado como "açúcar livre" por autoridades de saúde como a Organização Mundial da Saúde, colocando-o na mesma categoria que refrigerantes ou doces. Consumir açúcares livres em excesso pode aumentar os riscos de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e problemas dentários.
Para manter uma dieta saudável, é recomendado que os adultos limitem a ingestão de açúcar livre para menos de 50 gramas (ou 12 colheres de chá) diariamente, idealmente reduzindo para 25 gramas. Para as crianças, os limites são ainda mais baixos. Alarmantemente, as crianças tendem a consumir mais suco, muitas vezes substituindo opções mais nutritivas como água ou frutas inteiras.
Suco e Açúcar

Consumir Suco com Moderação

Embora o consumo excessivo de suco esteja ligado a problemas de saúde, a ingestão moderada - não mais que cinco onças diárias - pode proporcionar benefícios. Pesquisas sugerem que pequenas quantidades de suco podem reduzir o risco de doenças cardíacas. No entanto, exceder esses limites muitas vezes leva ao consumo excessivo de açúcar, que supera quaisquer benefícios potenciais.