Chassi Veicular
Eduardo Lima
| 03-07-2025

· Equipe de Veículos
Quando se trata do chassi de um carro, muitas pessoas acham confuso e não sabem onde ele se localiza.
Por exemplo, alguns indivíduos consideram equivocadamente o assoalho do carro como o chassi, chegando até a pensar que a ferrugem no assoalho significa que o chassi em si está corroído.
Na realidade, o chassi do carro é comumente referido como o sistema de chassis do veículo. A estrutura de um chassi de automóvel pode ser dividida em quatro componentes principais: o sistema de transmissão, o sistema de direção, o sistema de suspensão e o sistema de freios.
Sistema de Transmissão
O sistema de transmissão inclui o fluxo de energia da transmissão através do eixo de transmissão, eixo de tração, diferencial e semi-eixo para todo o sistema de rodas do veículo.
Sistema de Direção
O sistema de direção engloba o caminho desde o volante até a ligação da transmissão para direcionar o veículo.
Sistema de Freios
O sistema de freios é composto por hidráulica de freios, sistema de controle e sistemas eletrônicos complexos como ABS e ESP.
Geralmente, um chassi de automóvel vem em duas formas principais: sem suporte de carga e com suporte de carga. Por um lado, o chassi sem suporte de carga é comumente encontrado em veículos grandes como caminhões, ônibus e alguns veículos off-road. É caracterizado por um quadro de vigas de chassi onde o motor e a transmissão não são instalados dentro do quadro. Este tipo de chassi oferece vantagens como alta resistência, grande capacidade de carga, excelente resistência ao impacto e a capacidade de distribuir uniformemente as forças desiguais em todas as quatro rodas, impedindo que o corpo se distorça ou deforme.

Portanto, o chassi sem suporte de carga é primariamente utilizado em caminhões e veículos grandes. No entanto, ele tende a ser mais volumoso e pesado, tornando-o inadequado para a maioria dos carros familiares. Por outro lado, os carros familiares geralmente utilizam um chassi com suporte de carga, o que significa que todo o veículo tem uma estrutura monobloco que abriga o motor, a transmissão, a suspensão e os pneus.
Em essência, o chassi com suporte de carga se assemelha a um besouro, com a carcaça servindo como a estrutura de suporte global, ao contrário do chassi sem suporte de carga, que é mais como um elefante com um esqueleto interno fornecendo suporte. Um dos elementos mais cruciais dentro do chassi é o sistema de suspensão. O sistema de suspensão conecta as rodas do carro à sua estrutura, impactando significativamente a segurança, a dirigibilidade e o conforto.
Um sistema de suspensão bem projetado contribui para uma condução mais suave e segura. O sistema de suspensão desempenha várias funções-chave:
1. Absorve as forças verticais, longitudinais e laterais exercidas pelas rodas pela estrada, transmitindo-as para o chassi ou corpo de carga para garantir o funcionamento normal do carro.
2. O sistema de suspensão emprega componentes elásticos e amortecedores para amortecer vibrações e proporcionar uma condução mais suave.
3. Certos componentes de suspensão facilitam o movimento controlado da roda em relação ao chassi ou corpo, guiando as rodas ao longo de uma trajetória específica.
4. Elementos elásticos adicionais, como estabilizadores laterais, ajudam a evitar inclinações laterais excessivas do veículo durante a direção e outras condições de condução. Compreender o papel do chassi e seus componentes chave, como o sistema de suspensão, é essencial para apreciar o desempenho, a segurança e o conforto de um carro.