Campers na Nova Zelândia
Gabriela Oliveira
| 20-08-2025

· Equipe de Veículos
O site oficial do Ministério do Meio Ambiente da Nova Zelândia descreve o país como "o destino supremo para campistas".
A Nova Zelândia oferece uma grande variedade de campings e paisagens deslumbrantes, proporcionando muitas opções e conveniências para os viajantes de caravan. Existem campings públicos e privados na Nova Zelândia.
Gestão de Campings
O Ministério do Meio Ambiente da Nova Zelândia gerencia diretamente mais de 200 campings em todo o país e os classifica como de serviço, básicos e selvagens. Os campings de serviço possuem chuveiros, banheiros, bebedouros, churrasqueiras, lareiras e utensílios de cozinha, cobrando cerca de NZ$20 por noite para adultos e metade do preço para jovens. Os campings básicos não oferecem água potável e custam a metade do preço dos campings de serviço. Já os campings selvagens oferecem apenas banheiros e instalações simples para acampamento.
Parques de Férias Privados
Alguns parques de férias privados oferecem instalações mais completas, porém, com taxas mais altas, dependendo da localização e época do ano. Os parques de férias disponibilizam chuveiros, eletricidade e instalações de cozinha para trailers e campistas, com alguns também contando com facilidades de entretenimento, como internet, TV e banheiros.
Os parques de férias bem gerenciados e cênicos frequentemente precisam ser reservados semanas ou até meses com antecedência. A viagem de trailer na Nova Zelândia é mais acessível do que os métodos tradicionais de viagem. Relatórios apontam que os residentes da Nova Zelândia gastam, em média, NZ$552 por pessoa por viagem de trailer.
Comportamento e Impacto Ambiental
Comparado às caras passagens aéreas e hospedagens caras na Nova Zelândia, viajar de trailer economiza mais da metade dos custos para os viajantes. Existem diferentes tipos de trailers na Nova Zelândia, desde grandes a médios, geralmente alugados por empresas de aluguel de trailers, até pequenos, chamados de "campervans", frequentemente convertidos de vans ou reboques que se acoplam a carros de família.
De acordo com um relatório divulgado pelas autoridades neozelandesas em abril de 2020, pelo menos 245.000 pessoas estariam acampando e viajando de trailer pela Nova Zelândia em 2019, sendo cerca de 63% (154.000) visitantes internacionais e 37% (91.000) locais. Em decorrência da pandemia, a Nova Zelândia perdeu cerca de dois terços de seus visitantes de trailer para visitantes internacionais desde 2020.
Debate Ambiental
No entanto, outro conjunto de dados destaca a grande pressão que a viagem de trailer exerce sobre o meio ambiente neozelandês. Acredita-se que 76% dos residentes da Nova Zelândia consideram que acampamentos e trailers prejudicam o meio ambiente, enquanto 55% acreditam que mais restrições devem ser impostas às instalações de campismo.
Segundo a mídia neozelandesa, chuveiros abertos, descarte de lixo, defecação a céu aberto e má utilização das instalações de drenagem são os comportamentos de acampamento mais revoltantes para os neozelandeses.
Em julho de 2022, uma associação de campistas na Nova Zelândia sugeriu aprimorar as leis relacionadas à defecação em áreas selvagens, gerando um acalorado debate sobre as normas de acampamento em trailers na Nova Zelândia.