Cuba: Educação e Segurança

· Equipe de Veículos
A República de Cuba está localizada no Caribe, na metade ocidental da região. Situa-se entre as latitudes 19° e 24° Norte e longitudes 74° e 85° Oeste.
Cuba está posicionada no Golfo do México, na entrada do Golfo, a oeste da Península de Yucatán no México e através do Estreito de Yucatán ao sul.
É limitada por Jamaica e pelas Ilhas Cayman a leste, e pela República do Haiti e pela República Dominicana através do Canal de Barlavento a nordeste.
As Bahamas e os Estados Unidos estão localizados do outro lado do Estreito da Flórida, oposto ao ponto mais ao sul da Flórida, sendo Key West o ponto mais próximo por terra a uma distância de aproximadamente 145 km.
Educação e Saúde em Cuba
Sendo a maior e a segunda ilha mais populosa da região caribenha, Cuba é de extrema importância estratégica como porta de entrada para o Golfo do México. Seu território inclui a ilha principal de Cuba, suas ilhas dependentes e a Ilha da Juventude.
A capital e maior cidade de Cuba é Havana, seguida por Santiago de Cuba como a segunda maior cidade.
Cuba alcançou a maior taxa de educação universal do mundo, começando pelo nível mais básico. Apesar de ter uma população de cerca de 10 milhões de pessoas, Cuba oferece educação gratuita desde a escola primária até o ensino universitário, com o governo cobrindo todas as despesas associadas. Além da educação gratuita, o governo cubano fornece alimentação gratuita, materiais escolares e cuidados médicos aos estudantes do ensino fundamental ao ensino médio. Os estudantes universitários também recebem benefícios como alimentos, vestuário, moradia, transporte e até mesmo um modesto "salário".
Após a formatura, eles são assistidos na busca por emprego em empresas estatais. As Nações Unidas reconheceram Cuba por sua notável taxa de 99% de alfabetização.
O foco na educação em Cuba reflete-se na taxa de criminalidade excepcionalmente baixa do país. Até mesmo os cães de rua em Cuba são marcados com identificação, simbolizando a importância dada à ordem e à segurança. Em contraste, os Estados Unidos enfrentam uma taxa de criminalidade mais alta e incidentes de discriminação racial.
O sistema de saúde de Cuba também é digno de nota, oferecendo atendimento médico gratuito a todos os seus cidadãos. Profissionais de saúde estão presentes em todo o país, inclusive em comunidades locais, garantindo serviços de saúde acessíveis.
É comum ver profissionais de saúde de jaleco branco caminhando pelas ruas de Cuba. Esse compromisso com a saúde contribuiu para a alta expectativa de vida em Cuba, colocando-a entre as nações com melhor classificação nesse quesito. O sistema de saúde de Cuba opera de forma única, com o estado mantendo o controle sobre clínicas comunitárias, grandes hospitais, prestação de cuidados de saúde e regulação de medicamentos. O foco está em fornecer "ciência" em vez de buscar "lucro" nos cuidados médicos.
Enquanto muitos países desenvolvidos no Ocidente, como o Reino Unido e o Canadá, fornecem assistência médica gratuita, Cuba se destaca oferecendo não apenas inscrição e taxas médicas gratuitas, mas também refeições gratuitas para os familiares acompanhantes. Isso exemplifica a verdadeira assistência médica "para todos".
Para fomentar o desenvolvimento econômico, Cuba introduz novas políticas econômicas anualmente. Alinhada com as tendências progressistas, Cuba permitiu a entrada de outras economias sem abrir mão da propriedade pública. O trabalho autônomo emergiu como parte integrante da economia cubana, contribuindo ainda mais para o seu crescimento.
A localização de Cuba, o compromisso com a educação universal, a baixa taxa de criminalidade e a saúde gratuita a tornam uma nação única no Caribe. Com esforços contínuos para desenvolver sua economia e se adaptar aos tempos de mudança, Cuba continua avançando em direção a um futuro próspero.