Evolução dos Automóveis
Isabela Costa
| 11-08-2025

· Equipe de Veículos
Um automóvel é um veículo terrestre com uma unidade de potência autopropulsora, principalmente para transportar passageiros ou mercadorias.
Os automóveis são movidos por motores de combustão interna, motores elétricos ou sistemas de energia híbrida e utilizam vários sistemas de controle e componentes para direção, aceleração, desaceleração, curvas, etc.
Desenvolvimento dos Automóveis
O veículo rodoviário autopropelido leve - o automóvel, nem sempre foi assim no início de sua invenção. O desenvolvimento dos automóveis foi um longo processo. Através de mais de cem anos de melhoria contínua e inovação, ele encapsulou a sabedoria e a habilidade humanas.
Beneficiando-se de diversas indústrias como petróleo, aço, alumínio, produtos químicos, plásticos, maquinaria, eletricidade, redes de estradas, eletrônicos e finanças, ele impulsionou o desenvolvimento delas, tornando-se um veículo com várias formas e especificações amplamente utilizadas em múltiplos campos da vida sócio-econômica.
Introdução da Máquina à Vapor
Em 1712, o inglês Thomas Newcomen inventou a máquina à vapor, que não dependia de humanos ou animais, mas sim de energia mecânica, conhecida como a máquina à vapor de Newcomen. Em 1757, James Watt, um carpinteiro de profissão, foi contratado como assistente de laboratório na Universidade de Glasgow, na Escócia. Ele teve a oportunidade de trabalhar com a máquina à vapor de Newcomen e se interessou por ela. Em 1769, Watt colaborou com Bolton para inventar uma máquina à vapor com um condensador. Em novembro de 1774, eles colaboraram novamente para fabricar uma máquina à vapor significativa.
A máquina à vapor impulsionou o desenvolvimento da indústria mecânica e da sociedade, lançando as bases para o desenvolvimento de turbinas à vapor e motores de combustão interna.
Automóveis Movidos à Vapor
Em 1769, o francês N.J. Cugnot fabricou o primeiro triciclo movido à vapor do mundo. Esse veículo foi chamado de "Fardier à Vapeur" e tinha 7,32 metros de comprimento, 2,2 metros de altura, com uma caldeira grande, semelhante a uma pêra, localizada no chassi. As rodas dianteiras tinham um diâmetro de 1,28 metros, e as rodas traseiras tinham um diâmetro de 1,50 metros.
O veículo dependia das rodas dianteiras para direção e exigia uma parada de 15 minutos a cada 12-15 minutos de viagem para aquecimento, com uma velocidade de funcionamento de 3,5-3,9 km/h. Em 1771, o segundo veículo foi construído, mas nunca funcionou de fato; ele está agora em exibição no Museu Nacional de Belas Artes em Paris. Apesar do fracasso da invenção de Cugnot, ela marcou uma divisão entre o transporte antigo (movido por humanos, animais ou velas) e o transporte moderno (movido por máquinas mecânicas), com significado revolucionário.
Desenvolvimento dos Automóveis a Vapor
Até 1804, Richard Trevithick projetou e fabricou um carro a vapor que puxava uma carga de 10 toneladas em uma ferrovia por 15,7 km. Em 1825, George Stephenson, da Inglaterra, fabricou um ônibus a vapor com 18 assentos, capaz de atingir velocidades de 19 km/h, marcando o início do primeiro serviço de ônibus público do mundo.No Brasil, o primeiro ônibus público a vapor foi fabricado em 1828 e inaugurou a linha Rio de Janeiro - Petrópolis, levando a população a um novo patamar na história do transporte.
Em 1831, Walter Hancock dos Estados Unidos operou um carro a vapor, fornecendo serviços de transporte regulares entre Gloucester e Cheltenham, a uma distância de 15 km. Posteriormente, a máquina à vapor evoluiu para uma fonte de energia de combustão externa para veículos ferroviários e navios. As pessoas buscavam unidades de potência leves com alto volume de potência e relação potência-peso para automóveis.
Invenção do Automóvel Moderno
O primeiro automóvel do mundo foi desenvolvido com sucesso pelo alemão Karl Benz (1844-1929) em outubro de 1885, lançando as bases para o design de automóveis, um padrão do qual até mesmo os carros modernos não podem escapar. Ele solicitou uma patente para a invenção do automóvel no Escritório de Patentes Alemão em 29 de janeiro de 1886, e a patente foi oficialmente concedida em 2 de novembro do mesmo ano.Portanto, 29 de janeiro de 1886 é reconhecido como a data de nascimento do automóvel no mundo, e o certificado de patente de Benz tornou-se o primeiro certificado de patente de automóvel do mundo.
Com o desenvolvimento contínuo da indústria automobilística, os automóveis de hoje não estão mais limitados a aspectos como "prático" e "econômico". Tecnologias como reconhecimento facial e controle por gestos não são mais surpreendentes, e configurações de alta tecnologia como despertar dos olhos, pilares A transparentes e chaves biométricas têm surgido sucessivamente em carros novos.
Acredita-se que os automóveis do futuro trarão experiências de usuários ainda mais emocionantes; talvez um dia eles ganhem "asas"!